A primeira impressão da Alitalia

Além de ser um grande homem meu marido é um homem grande. As poltronas estreitas e com espaço reduzido entre as fileiras transforma a classe econômica num sacrifício para ele. Em voos longos o sofrimento fica quase insuportável principalmente em voos diurnos. Ele, que já tem dificuldade para dormir no avião, simplesmente não consegue se ajeitar e encontrar espaço para relaxar durante algumas horas de sono.

Em função disso sempre procuramos agendar assentos em lugares mais favoráveis e consideramos um upgrade para a executiva. O problema é que voar de executiva é realmente muito caro. Um voo direto SP-Roma, que na econômica custa 1.500 reais, pula pra 5.400 reais. Só de ida. Ida e volta resultaria em 11 mil reais só de passagem para cada pessoa. Como o voo tem 11 horas, a conta fica simples: 500 reais por hora voada. E, claro, tem uma business flexible por 6.600 reais irreais.

E assim resolvemos ir para Roma de econômica, os quatro. Como sempre faço, entrei no SiteGuru para escolher os lugares com Isaac. Ele viu que as cadeiras da fila 31 tinham mais espaço para as pernas e custavam um pouquinho mais. Compramos as 3 disponíveis e uma normal na mesma fila.

O problema é que esses assentos têm algumas desvantagens. Sim, tem espaço para as pernas. Porém:

.elas ficam próximas aos banheiros. É um tal de entra e sai e fila de gente o tempo todo.

.você não pode colocar a bolsa nem nada embaixo do assento, porque não tem assento na frente. Um saco ter que ficar pegando no bin acima da cadeira.

.as mesinhas de comer ficam embutidas nos braços E COM ISSO, os braços são fixos e largura já reduzida das poltronas fica ainda MENOR. E é isso que acaba com toda vantagem.

.Só quem vai na janelinha é que tem espaço para as pernas e para recostar a cabeça. E mesmo assim fica com vista para os banheiros.

.e sempre tem alguém sentado de FRENTE pros 3, na cadeirinha de embarque da tripulação. Não sei se essas pessoas são amigas da tripulação ou what, mas na ida e na volta tinha gente sentada o voo inteiro ali, olhando pra sua cara. (Poltronas 31 A,B,C)

 

Até ai, problema de quem não é rico ou não quer gastar dinheiro. Agora vamos à Alitalia.

Eu achei a pior companhia aérea que já voei. Não conheço tantas assim, mas já voei Gol, Varig, TAM, Lan Chile, British, Lufthansa, Iberia, etc. E a Alitalia foi a pior de todas.

As poltronas são muito estreitas, coladas umas nas outras. A tripulação briga, não atende bem, não faz muita questão de ser gentil. Os banheiros ficam sujos, ninguém limpa, um horror. (Claro, tem a participação do povo que não tem educação, lamentavelmente). Mas o PIOR é a comida.

PQP, gente. Você vai para ROMA, onde qualquer restaurante simplório serve um spaghetti com molho de tomate maravilhoso e ai voando na Alitália, você escolhe pasta e eles servem um tijolo de água e farinha, inodoro e insípido, recheado de OVNIS, sem gosto de queijo, que não dá nem pra comer como jantar italiano?

O suco de laranja era VERMELHO. E horrível.

E o café da manhã? O pão era tão duro que não passaria pela segurança, classificado como arma para matar um piloto e sequestrar o avião. As frutas estavam passadas e avinagradas. O café frio. Foi o pior café da manhã que já passou pela minha bandejinha.

O mais impressionante é que nos dois voos de companhias aéreas da Grécia, Aegean e Olympic, as poltronas era de couro, largas, muito mais confortáveis. Quer dizer, você tem um assento maravilhoso prum voo de meia hora e uma cadeira de tortura pra voar quase 12.

Enfim, foi uma experiência muito desagradável que não pretendo repetir.

Estou trocando o arrivederci das aeromoças por uma pernacchia do Otelo Zeloni da Familia Trappo.

 

 

Autor: @rosana

Jornalista, escritora, tricoteira , corredora, agora também em versão maratonista.

26 comentários em “A primeira impressão da Alitalia”

  1. Rosana, além do medo de voar, ainda penso nesses inconvenientes todos. Impossível encarar uma executiva ou uma primeira classe, vamos e venhamos, é dinheiro demais para um mortal “comum”. Pensando que se pode gastá-lo passeando mais, comendo melhor e comprando o que der, com um dinheirinho maior. Acho ótimo você ter contado, é preciso saber para escolher bem.

    Curtir

  2. Desde a primeira vez em que morei na Itália, nos primórdios dos anos 90, eu jurei nunca mais viajar com a Alitália em voos longos. Eles são ruíns demais da conta. Se posso me permitir um palpite: da próxima vez que você for pra Europa, vá com a British Airways! Sim, tem o inconveniente da conexão em Londres (que, porém, acho uma delícia, com livrarias espetaculares!), mas o conforto na aeronave é muito maior, o serviço é melhor (você não apanha das aeromoças!), e a comida é decente.

    Curtir

  3. Oi Rosana! Finalmente alguem que concorda comigo!! (estou com meu teclado desconfigurado..)

    Moro em Milao e das primeiras vezes em que vim voei pela Alitalia a impressao que tive foi a de que eh uma companhia decadente. As pontas dos carpetes descoladas e levantadas, alguns dos mini-monitores nao estavam funcionando (imagine 12h sem poder se distrair com um filme ou musica..), e um monitor grande, no corredor, remendado com SILVER TAPE. Quer dizer, eh esse o cuidado que eles tem com a manutencao da aeronave. Estar com tudo impecavel eh uma obrigacao da empresa nao soh porque pagamos caro pelo voo, mas tambem porque passa ao passageiro seguranca e credibilidade.

    Agora vou sempre pela TAM, as vezes fica ate um pouquinho mais caro, mas o voo eh direto, a tripulacao gentil, e nunca vi nada fora no lugar no aviao.

    Muito gostoso ler suas experiencias de viagem, eu havia acabado de fazer um giro por alguns lugares e quando voltei descobri que voce estava por aqui! Espero que tenha curtido a viagem, e que na proxima o voo seja melhor! =)
    Beijos

    Curtir

  4. Oi Rosana!
    Essas cadeirinhas da tripulação são os chamados ” Jump Seats “. Eles são de uso exclusivo da tripulação ou dos PADs (PAD = Passenger Available for Disembarkation), ou seja, os funcionários de cias aéreas e seus familiares/amigos, viajando em status “ID” e, portanto, pagando muito pouco ou nada para estar ali.
    O problema de ser PAD é que, em geral, não temos vôo confirmado, embarcamos se houver espaço. Se não tiver assento, temos a opção de pegar o tal Jump Seat.
    Alguns comissários convidam os PADs a descansar nos chamados “Crew Rest”, que são compartimentos dentro das aeronaves onde a tripulação dorme. Mas algumas vezes somos esquecidos e deixados naquele banco, mega confortável, com ângulo de 90 graus, não tendo nada pra fazer além de ficar encarando os pobres passageiros da primeira fila 😦
    Agora acredite em mim: o pobre PAD sofre bem mais naquela cadeira dura do que qualquer um na Economy!
    Bjs
    Camila

    Curtir

  5. “O pão era tão duro que não passaria pela segurança, classificado como arma para matar um piloto e sequestrar o avião.” Ri muito!!

    Bem bacana o seu relato. Também sou grande, sofro com o problema de falta de espaço pras pernas. E, pelo jeito essa “Alitalia” é mesmo péssima. Além da falta de conforto e comida horrível, o atendimento é ruim? Cruzes! Obrigado, Rosana… se um dia eu visitar a Itália, já sei qual companhia aérea não escolher.

    Curtir

  6. De uma maneira geral, as companhias estão colocando cada vez mais bancos nos aviões. Eu que sou pequena sofro, fico imaginando alguem de estatura maior. A comida está cada vez mais horrível. geralmente eu levo umas coisinhas na bolsa pra beliscar. No último vôo que eu fiz, pela Gol, a comida era tão indecente que eu me senti até humilhada. Acho que pra servir uma porcaria é melhor cobrar como fazem os americanos e você pelo menos come um sanduiche honesto.
    A KLM é boa, os aviões são novos, a comida não é tão ruim e o aeroporto de Amsterdam é bem legal.

    Curtir

  7. Olá Rosana,

    Bom, primeiramente gostaria de comentar que qualquer voo em classe economica em qualquer companhia aérea em voos de mais de 6 horas e duração vai ser, pelo menos, sofrivel (principalmente se for um passageiro grande, alto), por isso existem as tais classes economicas plus – com um pouco a mais de espaço entre as poltronas, e as classes executivas (que na ALitalia não perde nada entre as companhias aereas que voam para a Europa…pode conferir em reportagens recentes entre as comparações de coias. aereas feita por um site de viagens). Gostaria de esclarecer que o suco de laranja “vermelho”, com um pouco de conhecimento e se realmente esteve na Itália, este é o suco de Arancia Rossa, diferente do nosso paladar. Podendo uns acharem horrivel e outros, como eu, simplesmente maravilhoso.

    Curtir

  8. Cris Vilas Boas– obrigada pela aula! eu não sabia. Mas num voo internacional seria melhor algo mais padrão. Seria como servir suco de cupuaçu ou caju numa cia aerea brasileira, muito específico, né.

    Curtir

  9. Rosana, obrigada pelas dicas!!! como amo Roma!!!
    Sobre o Vaticano, acho simplesmente imperdível! não imagino ir a Roma e não ir ao Vaticano!
    talvez vc não tenha curtido pq não é católica… MAs convenhamos, a catedral é um desbunde de linda, as obras ali são das mais importantes da época, a praça e cheia de significados, enfim, estar ali, por si só é muito emocionante prum católico!
    senti até um pequenino desdem no que disse, mas tudo bem, vai… não vou implicar… ; )

    Curtir

  10. Concordo PLENAMENTE!

    Quando fiz o vôo Nápoles – Sp vim pela ALITALIA. MEu assento estava com problema: não reclinava. Eu estava no assento do meio (na lateral), sendo que o rapaz que sentou ao meu lado, (ficando ao lado do corredor) era grande e as pernas dele ficavam ultrapassando o meu espaço toda hora (e eu ali encolhida entre duas pessoas). Chamei um comissário e sabe o que ele fez? Me EXPLICOU como reclinar. Fiz um gesto como quem diz: “faça-o então”, tentou e não conseguiu. Me deu a solução brilhante de trocar de assento MAS quando eu perguntei se havia algum disponível pra eu trocar ele disse que não tinha. E foi assim durante 13 horas. Reclamei no site e eles me enviaram um voucher de 150 reais (acho) para usar como desconto numa próxima passagem deles, o que, óbvio, nunca mais irá ocorrer!!!

    Lamentável!

    Curtir

  11. Nossa senhora! E eu, quando era pequeno, tinha um avião de brinquedo da Alitalia, e achava o máximo…

    Eu já voei de TAP, e achei triste! Pra você ter uma noção de como a aeronave era velha, os braços tinham CINZEIRO! Há quanto tempo não se fuma dentro de avião?

    E a comida, deplorável. O macarrão que serviram tinha gosto de miojo sem tempero! Enfim, um horror.

    Até hoje, das companhias que eu voei, a TAM foi a que melhor me serviu em viagens internacionais.

    Nas nacionais, a Avianca pode ser a melhor de todas, quando viajamos de AirBus. Mas quando eles usam os Fokkers… é pra se f… 🙂

    Curtir

  12. Rosana,tudo bem?
    Vamos brincar um pouco, porque é o que resta depois de conhecer os servições da Alitalia.
    Em dezembro de 2012, me serviram as mesmas “armas” alimenticias. Com certeza foi o que sobrou do seu vôo, as condições de viagem foram idênticas.
    Tive inveja das poltronas da fileira 31. Ainda me pergunto, como dei conta de chegar viva, com pernas e estômago.
    O que é isso?
    Alitalia nunca mais!
    Pernacchia neles, não quero me sentir um trappo novamente.
    Tereza

    Curtir

  13. Ola Rosana, gostei do seu blog.
    Mas o que mais me chamou a atenção foi o dia da sua viagem, vc embarcou no mesmo voo que eu, mesmo dia, mesma hora e achei mta coincidência…rsrs
    Tbm não gostei da massa, nem do suco de laranja.
    Bjs

    Curtir

  14. Ola Rosana
    Normalmente viajo á Europa com diferentes companhias aéreas,quanto ao banheiro ,nunca vi em nenhuma delas comissária ir limpar o banheiro.
    Infelizmente aida acho que este problema se refere mais á falta de educação dos passageiros.Ja quanto os assentos,nao é muito diferente pois na classe turística o variação de medidas é muito pequena.Quanto ao suco vermelho,aconselharia você a “dar um Google” e verificar que são arance rosse produzidas na Sicília e possuem IGT que é uma garantia de onde é produzida,algo que nossas amarelinhas nao possuem.A comida no trecho são Paulo /Roma é. Produzida por catering aqui no Brasil que, atendem varias companhias aéreas.
    Já a classe Magnifica é realmente maravilhosa com qualidade igual ou até mesmo superior que outras companhias com preço competitivo nesta categoria.
    Boa noite

    Sergio

    Curtir

  15. Pingback: ofertas cupom

Deixe um comentário