Por que eu ainda blogo? Por tudo isso

Olha, são quase dez horas da manhã e eu estou aqui, em casa, sentada em frente ao meu computador postando como uma louca no meu blog. Estou com preguiça de voltar atrás, sair do formulário do WordPress, abrir outra janela e contar quantos posts já fiz hoje, mas foram alguns. Deixa ver, o do gato, o das crianças, o que foi sugerido pelo AleMauj. Pelo menos quatro com este aqui.

Por que eu blogo depois de 11 anos? Porque eu escrevo. Porque sou uma escritora, porque sou escriba, porque meu caminho de expressão sempre foi o texto. Se eu fosse alta, linda, peituda, magra e maravilhosa, talvez minha expressão fosse a passarela. Ou as fotos. Mas cada um é o que é, no conjunto. Eu tenho duas formas de me expressar, pelo texto e em movimento ao vivo. Odeio fotos, não gosto de coisas paradas. Gosto de escrever, de falar ao vivo em público (aulas, palestras, TV ao vivo) e gosto também de gravar para a TV, menos que ao vivo. Ao vivo, tempo real, é a minha coisa.

Quer dizer, eu gosto dos dois extresmos, do totalmente perene (o livro, o texto) e do totalmente efêmero, o ao vivo, o momento. Aqui é assim, colega, ou é pra sempre ou é pra já. 🙂

Eu queria que o blog crescesse mais. Que o blog tivesse alguma função. Eu queria achar novas maneiras de fazer o leitor voltar aqui, gostar daqui, comentar mais, divulgar mais, trazer gente nova. Enquanto não sei o que fazer ou como fazer, eu continuo fazendo o que sempre fiz. Entro no blog e escrevo.

Agora, por exemplo, quero escrever para você, para mim, para os colegas do R7, pro meu chefe. Uso o blog como um reality show de mim mesma também. Assim, aviso aos amigos, empregadores e clientes que:

– ainda estou doente, mas vou trabalhar. Tenho gravação do Rosana Indica agora à tarde, preciso estar inteira

– para estar inteira tenho que passar na farmácia (vou agora), para comprar os remédios receitados ontem no pronto socorro

– tenho que passar no cartório e reconhecer firma de vários documentos (para o trabalho)

– um banco bloqueou meu cartão totalmente, da conta da minha empresa. Eu tenho que ir até a Vila Sônia, agora, pra ver o que eu faço. E de táxi. Hoje é dia do meu rodízio.

– tenho que ir ao dentista, ainda hoje, porque deu um problema num dente que estou tratando.

E tenho que fazer tudo isso a partir de já.

Olha que bom que o blog. Eu documento meu trajeto, aviso onde estou, converso com você, num lugar só. E, aqui mesmo, aproveito para agradecer os desejos de `melhoras`. Uma rede de pessoas legais. Eu blog por mim e por você.Se isso não é uma boa justificativa para ter um blog, pohan, o que é então?

beijos,

Rosana

Autor: @rosana

Jornalista, escritora, tricoteira , corredora, agora também em versão maratonista.

45 comentários em “Por que eu ainda blogo? Por tudo isso”

  1. Rosana, o maior motivo que eu tenho em visitar seu blog, é que você fala escreve como se estivesse conversando comigo! Sempre atualizada, inteligente e principalmente divertida!Pohan, sou seu fã! Um grande beijo!!
    Anderson

    Curtir

  2. “Se eu fosse alta, linda, peituda, magra e maravilhosa, talvez minha expressão fosse a passarela.”

    E por que uma mulher assim também não pode ser escritora?

    Ai, os esteriótipos…

    Curtir

  3. Olá Rosana,
    Só comecei a dar importância para os comentários do blog depois q eu tive meu próprio blog, acho q não importa qtos leitores vc tenha vc quer saber o q as pessoas acham. Te acompanho a bastante tempo e só de um tempo pra cá deixo um comentário ou outro, gosto muito dos seus texto e passo por aqui diariamente. Espero que você fique melhor logo.
    bjos
    maysa

    Curtir

  4. Sempre estarei presente por aqui! Conheci o blog esse ano, mas já sou um leitor assíduo dele. Até os posts mais “fúteis” são uma futilidade compartilhável, e que, no fundo no fundo, não serão tão fúteis assim. Rosana, pode ter a certeza de que pelo menos um leitorzinho continuará lendo esse seu blog “pequeno e que não tem nenhuma função”. Um abraço.

    Obs: quando você virá lançar o livro em Brasília?

    Curtir

  5. Rosana
    Li que há uma queda de coments em todos os blogs.
    Dizem que o pessoal quer textos curtos,levantar dedinho e baixar dedinho para dizer se gostou.Dizem até que os blogs tendem a acabar.Só ficariam aqueles de pessoas muito famosas..
    Eu acho tudo isso uma pena se acontecer.
    O blog sempre é uma conversa.Há interação entre os comentadores(no teu não tem muito essa interação).
    Participei anos e anos do Blog Salto Agulha da jornalista Cláudia Cecília.
    Fiz tantas amizades lá ,que mesmo agora que o blog está suspenso,continuo me correspondendo com as pessoas mais diversas.
    Tomara que os blogs tomem fôlego e dêem uma reviravolta.
    bjks
    Aqui em Porto Alegre tá muiiiiito frrrioooo bbrbrbrbrbbrbrbbr

    Curtir

  6. Eu ando tão ocupada que fiquei um tantinho sem passar aqui… saudades!
    Rosana, sabe o que eu acho na questão “crescer o blog”? Não importa a quantidade e sim a qualidade das pessoas que aqui comentam. Sempre vai ter um infeliz, mas no geral todos vêem aqui porque gostam do que vc escreve, te admiram e esperam sempre pelo próximo post.
    Beijos.

    Curtir

  7. Oi Rosana, sou sua fã. Impressionante a quantidade de afeto que transborda em tudo que vc faz.Parabéns pela existência linda.Quando eu crescer, quero ser igual a você. Um beijo afetuoso.E melhoras.Eu adoro te frequent-AR! Cariño, Dona Dadá Coelho

    Curtir

  8. Rosana,

    Isso chama-se “necessidade criativa”.

    E essa é você, pioneira de si mesma. Desbravando suas ideias e voltando pra contar como foi isso.

    Resume a motivação de quem insisti blogar.

    Tô nessa o/

    Melhoras, boa sorte, sucesso… E mais postagens, por favor :p

    @_laranjeira

    Curtir

  9. Leitura parcialmente atualizada, cheguei aqui através do link no FB, fui procurar a foto da beterraba com cenoura que fez no final de semana para mostrar para minha esposa e que me encheu a boca d’agua depois de uma semana a base de sopinha pela crise de amigdalite, etc.. e percebi que fui deletado de sua lista, quem diria que uma “deletada” me traria aqui, o blog que mais acompanhei na rede e que achei havia parado, continua!

    Curtir

  10. Oie!! E sabe o por quê a gente lê e gosta do seu Blog?
    Exatamente porque você gosta muito do que faz. E isso nos é transmitido.
    Ainda vou conhecê-la pessoalmente!!!! /
    Beijão!!

    p.s. e continue postando…!

    Curtir

  11. Oi Rosana, eu já comecei a blogar por uma simples necessidade. “Guardar” de forma organizada, todas as coisas legais que encontro na internet. Depois percebi que ele servia também para expressar minhas indignações, manifestar meu protesto para as coisas horríveis que acontecem nesse nosso mundo e até ajudar em campanhas. E com o tempo, já tenho 3 anos, comecei a enxergá-lo como um projeto. Como fazer com que mais pessoas venham a conhecer meu blog?

    É isso….

    Olha que coisa legal que postei ontem….http://www.mistertube.com.br/2011/06/team-iluminate-uma-revelacao-iluminada.html

    Abração do querido leitor @tolstoy

    Curtir

  12. Só pra dizer que o seu blog ta aqui na minha barrinha de favoritos do meu google chrome.
    E assim como escovar os dentes, tomar água, entre outras coisas, estou aqui religiosamente pra saber as novidades!
    Você é sensacional!
    Beijos

    Curtir

  13. Rosana, gosto demais do seu blog e dos seus textos, não canso de repetir isso. Sempre que dá, dou uma passadinha por aqui.
    Gosto da sua transparência, parabéns.

    Melhoras pra você.

    Curtir

  14. PF: Paulo, me perdoe, mas eu avisei todo mundo que faria uma mudança total no meu FB. Vou deixar só as pessoas muito próximas, amigos pessoais e família. Eu quero reservar uma rede social pra não ser assim pública, aberta. Escolhi o FB. beijos.

    Curtir

  15. Rosana, exatamente por vc “blogar por mim e por vc” é que eu venho aqui religiosamente todos os dias, três a quatro vezes ao dia .

    Curtir

  16. Bem…dizer o que?
    Que gosto dos seus textos?
    Que vc é uma escritora com E?
    Isso vc tá careca de saber!

    Meu próximo passo agora é comprar o seu livro…acredita que nao tive tempo de ir numa Saraiva? Devia ter uma em cada esquina…

    Continue nos brindando com seus posts!!
    Mesmo qdo nao comento eu to sempre aqui…

    Saúde!!! 😉

    Curtir

  17. Rodrigo: raciocone: eu disse que se EU fosse, TALVEZ a MINHA expressão fosse. A recíproca nunca foi afirmada. É como dizer: SE chover eu não vou. Aí eu digo que não fui. Você conclui que choveu? Não! Se chovesse era UMA das possibilidades de eu não ir. O fato de eu não ir não IMPLICA em ter chovido.

    Curtir

  18. Olá Rosana, acompanho teu blog diariamente (menos sábado e domingo) e acho muito legal. Claro que não leio todos os post nem assisto todos os vídeos, mas gosto muito dos teus textos e mensagens. Mas decidi comentar neste post porque também tenho um blog, só que com pouquíssimos leitores, mesmo assim continuo escrevendo principalmente sobre livros, pois a leitura me realiza. Gostaria muito de ter mais leitores, mais pessoas interessadas em livros acessando meu blog para se identificar com alguma obra e decidir pela leitura, mas não consegui. Fiz algumas tentativas que deram certo no início e depois os acessos diminuíram, mesmo assim continuo escrevendo. No início tive aquele sentimento de frustração, mas essa fase já passou, e não consigo deixar de escrever no meu blog. http://fapelegrini.blogspot.com

    Curtir

  19. Oi Rô! Em primeiro lugar gostaria de dizer que gosto bastante do seu blog, não apenas pelas dicas de sites, vídeos, eventos etc, mas também pelo que você (des)compromissadamente escreve sobre sua vida, suas coisas, seu trabalho. Quando li este post, especificamente, em função da sua indagação a respeito da popularidade do seu blog, e da utilidade que ele tem para os leitores, achei que sob a capa de feedback, talvez pudesse fazer uma pequena contribuição. Gosto muito dos seus vídeos postados, até porque são uma forma mais agradável de obter a informação, porém como acesso o blog do meu trabalho, não tenho a oportunidade de vê-los. Talvez existam mais leitores como eu, e se houver de fato, seria bastante útil ter uma breve explicação com o link (por escrito) embaixo do vídeo.
    Obrigada pelo espaço! Fernanda

    Curtir

  20. Sempre leio o que você escreve e gosto muito,sempre a admirei desde os tempos da tv.
    E o melhor de tudo.Sempre que pedi sua ajuda,ora querendo saber o nome de uma música,ora a tradução de algumas mensagens que aparecem em inglês no Twitter,você sempre me respondeu!
    Mesmo com todas as sua tarefas de casa,trabalho,viagens etc… Você é muito atenciosa! Valeu Rosana!!
    Um abraço com carinho.

    Curtir

  21. Rosana, me desculpe se fui indelicado com a questão do FB, longe de mim querer uma satisfação, acho merecidíssimo você possuir um espaço na rede com alguma privacidade, alias estou lá “obrigado” por alguns pela facilidade de comunicação da ferramenta e pelo não registro de conversas por empresas como no caso do skype, etc.
    Agora com mais tempo, mais uma desculpa por minha falta de educação, li que estava doente, agora melhor, o que é bom, portanto o “melhoras e fique boa logo” perdeu a funçao, então, melhoras e fique ótima logo “remenda” minha falha.
    Agora seu blog com este endereço está em meus favoritos para leitura diaria e entre uma correria e outra, vou comentar.
    Sobre novos rumos ao blog, acredito que com a sua inteligência charmosa na escrita não faltara leitura, mas usar uma pitada de picardia contra q

    Curtir

  22. E eu, mesmo não comentando sempre, estou sempre plugada em você, sempre foi minha referência desde o início em que comecei a ler blogs pela rede.
    bjs cariocas

    Curtir

  23. Olá Rosana!! Acompanho e amo o QL há pouco mais de 1 ano. Sou leitora diária mesmo, e meu marido acaba sendo também, pois sempre o atualizo sobre meus posts preferidos.

    Não sou do tipo que posta comentários. Infelizmente, apesar de jornalista, faço o possível pra não entrar no bombardeio de opiniões online.

    Bom, passei pra dizer que você é ótima, maravilhosa e muito importante para nós, seus queridos Leitores!!
    Melhoras da gripe! Vida feliz e próspera!
    🙂

    Curtir

  24. Rosana, estar longe de casa e ler voce todos os dias me acalenta o coracao.
    Como voce sabe estou longe dos meus filhos a 5 anos e achava que aqui como todos acham seria melhor para fazer dinheiro , juntar e voltar com um dinheiro e montar alguma coisa.
    Bem nao consegui juntar mas GRACAS A DEus consegui ajudar meus filhos a entrarem na UNIVERSIDADE.
    Estou mais velha, cansada, e triste longe deles.
    Aqui sim eh umSONHO AMERICANO, onde nos deixam meio hipnotizados pelas coisas materiais , o poder de compra e interessante mas d eque vale tudo isso sem o principal O AMOR.
    Aqui vivo soh sem amor , acalento coisa que soh existe ai no nosso Pais como nos Brasileiros somos , COMO VOCE EH dedicando a todos nos seu tempo e sua alegrias e tristezas.
    Pohan sou sua fa tambem….
    Pohan amo ser QL…
    Pohan amo que voce escreve para nos…
    BJS
    E este ano decidi vou voltar…

    Curtir

  25. Isto não é um blog. É um BBB, passo todo dia aqui para dar aquela espiadinha. E Rosana, é muito melhor, tem de um tudo..

    Curtir

  26. Ei Rosana…antes mesmo de vir aqui escrever….sem duvidas o ibope do blog ja subiu…e eu acho vc realmente tem que faze lo superar BBB … atingir a massa! Vc é boa nisso. Bj

    Curtir

  27. Rosana não sei nem imaginar você sem esse maravilhoso blog o nosso Querido Leitor, que pra mim o considero uma Padaria, todo dia pela manhã venho e busco o meu pãozinho pra toda família e amigos! Gosto do seu blog, gosto da forma como escreve e gosto da sua sinceridade, gosto das novidades, dos achados fantásticos da internet que vocÊ compartilha conosco! Um exemplo, a minha esposa um dia desses foi super elogiada por estar usando um nó de echarpe (25 maneiras de usar echarpes…) bastante interessante que encontramos aqui no seu blog e todo mundo queria saber como fazer e onde encotrar adivinha onde dissemos que estava? Isso mesmo aqui no Querido Leitor da Rosana Hermann. Isso é só um exemplo da extensão e do efeito que o seu trabalho causa! Adoro você abraços e melhoras tá!!!!

    Curtir

Deixe um comentário