Mala e kit

kitsobrevivencia

Enquanto eu conseguir ficar no hotel está tudo bem. Tem um supermercado gigante aqui ao lado e tem wifi. Parece suficiente para que eu possa sobreviver aqui sem ter que dançar o Rebolation no semáforo.

Mas a esperança e a vontade de voltar falam mais alto. Por isso, a mala está pronta e esperando na porta. Louca pra ir pro Brasil.

malapronta

Vou voltar.
E vai ser logo.

O problema da fumaça do vulcão

Eu sei, as pessoas querem ajudar. Querem brincar. Para “descontrair”. Mas as sugestões mais óbvias como “pegue um trem”, “alugue um carro” ou “vá nadando”, não rolam. A parte da natação eu não preciso explicar, mas vamos às outras.

Trem. Ah, simples. Boa ideia. Trem. O problema é que milhares de pessoas pensaram nisso. Os trens estão totalmente lotados. Não acredita? Vamos a dois exemplos. Lucie, do juri do The Bobs, precisa voltar para Paris. Ela tem um bebê de 7 meses esperando por ela. Seu voo foi cancelado. Depois de horas e horas, a única forma que ela conseguiu foi esta: duas viagens de trem, estilo “baldeação”, de Berlim para Paris num total de… 9 horas. Nove horas de viagem com troca de trens. Pra chegar em Paris, sem ter que cruzar o Atlântico como eu.

Outro exemplo. Um outro rapaz, também do juri, teve o voo Berlim-Frankfurt cancelado. Mas o voo saindo de Frankfurt, segundo o website, estava OK. Ele pegou um trem para Frankfurt. Não havia lugar para SENTAR. Ele viajou CINCO horas em pé. Não é divertido. Pois a história não termina aí. Ao chegar ao aeroporto ele descobriu que o voopara a Asia havia sido cancelado. Budi (o nome dele) teve que achar e pagar um hotel, porque a companhia aerea não paga hotel em casos naturais.

Não é uma solução.

No momento também não há carros para alugar. Até na TV deram a notícia de que todos os carros estão alugados. E daqui para Madri são 2.320km. Longe. Quem é que vai dirigir sozinha, com mala, por 24 horas, sem revezamento?

Ou seja, todas as piadas para que eu volte a nado, de barco, tapete voador, vassoura pessoal, são apenas diversões para quem manda a piadinha, não para quem as recebe. Mas tudo bem, eu entendo. Agora, ajudar, não ajudam em nada.

De qualquer forma, tenho esperança que as coisas melhores. Amanhã vou para o aeroporto de Tegel para pedir informações. Meu voo é no final da tarde, de Tegel para o aeroporto de Frankfurt. Na pior das hipóteses, eu remarco para domingo e chego na 2a. feira.

Só sei que quero voltar logo. Porque é horrível não saber o que vai acontecer. Nem quando.

Islândia. Que papelão, hein, vulcão?

Quero voltar pra casa!

Vamos começar com o vulcão. O Daily Mail publicou uma foto assustadora do vulcão de nome impronunciável, Yjafjallajokul, que entrou em erupção na Islândia e, ao provocar uma nuvem de fumaça fez com que aeroportos em toda a Europa fossem fechado. Aqui a imagem e o link original.Feio, parece um demônio.

vulcao

Pois bem, por causa desse monstro assustador, não só Hearthrow fechou em Londres, como outros aeroportos em Paris, Madri, fecharam também. Até ontem o aeroporto de Frankfurt estava aberto. Estava. Fechou hoje. Praticamente todos os voos estão cancelados. Na homepage do Aeroporto de Frankfurt tem esse aviso. Link e imagem:

avisofrankfurt

Quase todos os jurados do prêmio The Bobs, da Deutsche Welle precisam voltar hoje para seus países. Muitos foram para o aeroporto em busca de informações. Mas sabemos que os voos via Londres e Paris foram cancelados. Pelo menos aqui na Europa há a possibilidade de ir de trem. Mas, evidentemente, todos os trens estarão lotados.

Vou esperar maiores informações. Por enquanto, não há nada a fazer senão esperar que os deuses vulcânicos se acalmem e nossa sexta-feira de cinza volte a brilhar.

Eu quero é botar meu bloco na rua. E voltar pra casa.

Deseje-me sorte.

PS  – Acredite se quiser, mas estou encontrando mais informações no R7 do que nos sites locais. Acabei de ler que 60% dos aeroportos da Europa devem ser afetados pela nuvem de fumaça. Bom, espero que pelo menos os meteoros não caiam …

PS2- Meu amigo @zapatta , via Twitter, recomenda que eu siga a @Lufthansa_DE . Perfeito. Acabei de ver a informação e o link que eu precisava, via Twitter. Todos os aeroportos fechados na Alemanha, exceto Munique. Até 6 da tarde de hoje, pelo menos.

lufttwitter